Beethefirst

BEETHEFIRST Bild2 1920x1080 1280x720 200x112   

2 Impressoras 3D Beethefirst

Descrição
A Impressão 3D é uma técnica de fabricação digital por adição. A Beethefirst, da BEEVERYCREATIVE, é uma impressora de tecnologia FDM (Fused Deposition Modeling) 3D de elevada precisão, permitindo a produção de modelos tridimensionais com uma resolução até 100 mc.

Marca/Modelo

BEEVERYCREATIVE / beethefirst

Dimensões / Área útil de trabalho
(c/l/a) = 18 x 14 x 11 [cm]
resolução =100 – 300 mc

Tipo de ficheiro
3D poligonal – extensões = .stl  (ou outras sob consulta)

Material (fornecido pelo laboratório)
Bobines de PLA 330 gr  ( polylactide)
Disponíveis em diferentes cores;

Preto / Branco / Amarelo / Laranja / Turquesa / Verde Neon / Transparente

Preços

O custo de produção dos modelos na Beethefirst serão estimados mediante análise do ficheiro correspondente, pelo que este deve ser entregue no Laboratório. Para o cálculo do custo, são factores determinantes as quantidades de consumíveis gastos na peça, nomeadamente o peso da peça e tempo de impressão. O custo é assim função do peso e tempo de impressão, assim como estará associada a todas as impressão uma taxa de utilização.

Sendo que para todas as impressões são os custos:

– Taxa de utilização:  €2.50;

– Tempo de Impressão : €1.00 cada 30 min;

– Material: €0.10 cada 1 gr;

Alunos de Projecto e Fabricação Digital apenas estarão sujeitos ao pagamento do material e taxa de utilização.

Preparação dos ficheiros

Para que o ficheiro seja correctamente interpretado de modo a ser passível de ser produzido, é fundamental ter os seguintes factores em conta na fase de modelação do objecto a produzir:

    modelo estanque (watertight)- o modelo deve ser constituído por um único sólido fechado. Regra geral, se se conseguir aplicar operações booleanas (união – subtracção – intersecção), o modelo estará pronto para impressão. Aqui encontram-se algumas dicas sobre como orientar a modelação nesse sentido, neste caso num software específico;
    software – recomenda-se que o modelo seja elaborado com software de modelação de sólidos. Poderão ser também utilizados programas de modelação de superfícies, sendo que nestes poderá ser mais trabalhoso garantir a estanquidade do modelo.

No sentido de reduzir o consumo de material e o respectivo custo, é fundamental ter os seguintes factores em conta na fase de modelação do objecto a produzir:

    os modelos devem ser ocos. Deste modo poupa-se no filamento, mesmo que haja um acréscimo da área de superfície, havendo uma redução do custo total da peça;
    dever-se-à garantir uma espessura mínima de 1.5 mm;

    o modelo será sempre verificado pelo monitor no sentido de obedecer a estas instruções. No entanto, a modelação é da responsabilidade do utente.